Audi Q5   Instruções de condução  Tecnologia inteligente
Com o motor a trabalhar a direcção assistida ajuda o condutor a controlar a direcção.
A direcção assistida apoia o condutor, de modo a exigir-lhe um menor esforço para dirigir o veículo. O apoio prestado à direcção é ajustado electronicamente em função da velocidade da marcha.
No caso de uma falha do servotronic a direcção assistida mantém-se em função. A servo-assistência da direcção deixa de ser, porém, ajustada à velocidade da marcha. A falha do comando electrónico pode ser facilmente detectada quando se manobra o veículo (a baixa velocidade, portanto) por ser necessário desenvolver um maior esforço no comando da direcção. Será conveniente eliminar a falha, logo que possível, num serviço de assistência técnica.
Com o motor parado, a direcção assistida não funciona. Neste caso o volante é rodado com mais dificuldade.
Se, com o veículo parado, a direcção for totalmente virada, a direcção assistida será fortemente solicitada. Este tipo de viragem total, manifesta-se através de ruídos. Além disso, o regime do motor no ralenti baixa.
Cuidado!
Com o motor a funcionar não deverá deixar o volante totalmente virado durante mais de 15 segundos - perigo de danos na direcção assistida!
Nota
  • Em caso de falha na direcção assistida ou com o motor parado (rebocagem) o veículo continua a poder ser totalmente controlado. Para guir é necessário no entanto aplicar mais força.
  • No caso de fugas ou deficiências no sistema dever-se-á procurar com a máxima brevidade a ajuda de um serviço de assistência técnica.
  • A direcção assistida requer um óleo hidráulico especial. O respectivo reservatório está instalado na zona dianteira do compartimento do motor, do lado esquerdo Link. O nível correcto do líquido no reservatório é importante para um correcto funcionamento da direcção assistida. O nível do líquido é verificado no âmbito do Serviço de Inspecção.